POSTADO EM 22 jun 2022 · Sem categoria

Intervenção Artística do COMPIR é tombada como Patrimônio Histórico de Goianira

Na 19ª Sessão Ordinária, a Câmara de Goianira aprovou o Projeto de Lei nº2.138/2022, de autoria da vereadora e presidente da Casa de Leis, Katia da Saúde, que tomba como patrimônio histórico do município, a parede do Lago Municipal, que aconteceu a intervenção artística da 1ª Mostra Cultural do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), no dia 27 de maio deste ano. A ação foi feita em conjunto com estudantes e professores da Escola Estadual Professora Judtih Florestina Dias, em alusão ao 13 de maio – Dia da Abolição da Escravatura.

Com o apoio do artista grafiteiro Isaque Borges, foi ilustrada a imagem de Luiz Gonzaga Pinto Gama, advogado abolicionista, filho de mãe negra liberta e pai branco, escravizado por um período – considerado Patrono da Abolição no Brasil. Foi também marcado com as mãos dos presentes – incluindo a Vereadora e Presidente da Câmara de Goianira, Kátia Alves Tourinho, autora do presente Projeto de Lei, e, também, do Prefeito Municipal, Carlos Alberto Andrade Oliveira – toda a área da ilustração, para simbolizar a resistência e o direito à liberdade de todos os povos, deixando registrado na história do nosso município a luta de combate ao racismo.