Natural de Goianira, a estilista goiana Naya Violeta, será a primeira do Centro-Oeste a participar da São Paulo Fashion Week (SPFW). A estreia de Naya é nesta quinta-feira (24), às 19h50. Em seu desfile, a estilista vai apresentar a coleção ‘Foguete’, que tem adornos e estamparia exclusiva da designer Dani Guirra.
Em sua estreia, Naya Violeta promete reverenciar aqueles que a antecederam, tendo como “madrinha” a marca de Luiz Cláudio Silva, o primeiro estilista negro a desfilar no evento.
“Em ‘Foguete’ a gente fala do poder de transformação que é o lugar do fogo. O fogo que aquece, que transforma. Há o clarão que o foguete traz, o clarão que é olhar para o fogo, o clarão de estar vivo. Nesse momento histórico e social de extrema dificuldade que estamos vivendo, essa coleção tenta nos ajudar a entender a potência de corpos negros reexistirem e de olhar para estes corpos vivos”, explica.
Para Naya Violeta, a moda é também passarela para importantes questões. A estilista chega à SPFW por meio do projeto Sankofa, que leva oito marcas pretas para estrear no maior evento de moda do país.
A marca de Naya Violeta surgiu em 2007. De lá pra cá, ela já assinou o figurino da Quasar Cia de Dança; já vestiu Elisa Lucinda no cinema; na música ganhou o reconhecimento do cantor Liniker e já vestiu a escritora Dona Jacira, mãe do rapper Emicida.
Sobre a estreia na SPFW, Violeta conta que consegue enxergar a responsabilidade de tamanha representatividade. “Vejo esse momento como um processo de abertura de caminhos para mostrar que no Centro-Oeste temos moda autoral, produzimos com identidade de moda, que temos uma moda plural, que olha para um lugar de ancestralidade e de diálogo”, disse.
Assim como no ano passado, neste ano a SPFW também ocorrerá de maneira virtual. A edição ocorre entre 23 e 27 de junho, nos canais de comunicação da SPFW.
(Com informações do Mais Goiás | Imagem: Reprodução/Instagram)