Na manhã desta segunda-feira, 26, os vereadores Chiquinho do Ônibus (Republicanos) e Marcão das Casinhas (PCdoB), estiveram acompanhando o embarque e desembarque dos usuários do transporte público de Goianira, especialmente do Eixão Anhanguera, com destino à Goiânia, no ponto em frente o Supermercado Barão, às margens da GO-070.
Em conversa com os moradores, os vereadores ouviram relatos e reclamações que os bilhetes estão bloqueados entre o horário das 5h00 às 7h15 da manhã, impossibilitando o transporte de muitos usuários que necessitam ir até à Capital.
Sendo assim, após este horário, os ônibus aberto a todos, estão indo lotados – agravando o risco de contaminação pela COVID-19. “As pessoas não estão pedindo passagens de graça, mesmo pagando elas estão sendo impossibilitadas de usar o transporte e chegar no seu horário de trabalho”, pontuou o vereador Chiquinho.
O vereador Marcão disse que a situação está caótica, “é um absurdo o que estão fazendo com os moradores. Precisa colocar mais ônibus”, afirmou. Diante da circunstância, os vereadores entraram com uma ação no Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) para resolver a situação do descaso com o transporte em Goianira.
COMO ESTÁ FUNCIONANDO?
O embarque prioritário foi definido em Decreto desde o dia 23 de março, pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivos (RedMob Consórcio) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).
Entre os horários pela manhã 5h45 e 7h15 e à tarde entre 16h45 e 18h15, apenas os trabalhadores do comércio essencial poderão tomar os ônibus. A fiscalização ocorre de forma a bloquear o sistema eletrônico dos ônibus e terminais e permitindo a passagem de apenas essa categoria de trabalhadores.