Através do Requerimento nº210/2021, a vereadora e presidente da Câmara Municipal, Katia da Saúde, juntamente com o apoio de todos os vereadores da Casa de Leis, solicitaram ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que seja feita a regularização da quantidade de medicamentos de alto custo fornecidos à população de baixa renda em Goianira.
Segundo a vereadora, atualmente o município apresenta uma demanda muito maior do que a apresentada no cadastro do Ministério da Saúde. Sendo assim, a quantidade de medicamentos enviados se torna insuficiente perante a real necessidade do município. Diante da falta, os cidadãos que necessitam estão ingressando com ações judiciais para conseguir de forma coercitiva.
“O cumprimento da obrigação do fornecimento de medicamentos de alto custo cabe à União”, afirma, Katia. No requerimento ela solicita que seja feita também a atualização do cadastro de pacientes e, consequentemente, o fornecimento da quantidade adequada dos seguintes medicamentos: Xarelto; Imunoglobulina; Eliquis; Insulina de ação longa; Pantoprazol e Escalopran.