POSTADO EM 25 mar 2021 · Sem categoria

Dona Goianira, mãe de Goianira

25 de Março, Goianira completa 99 anos.

Em meio às restrições impostas pela pandemia, isolando a todos e nos afastando de pessoas queridas, Goianira tem muitas datas a lembrar e tudo teve início no século passado.

Nos registros mais antigos, encontram-se as primeiras movimentações dos padres redentoristas e seus trabalhos de evangelização, assim também é em relação aos pioneiros, que, ao passarem pelo lugar e instalando-se aqui, efetuaram as primeiras construções, já na década de 1910.

Em 25 de março de 1922, ocorre o levantamento do cruzeiro e dois meses depois é autorizada a construção da pequena capela e do cemitério.

As datas de vários eventos relacionados à fundação, vão se multiplicando e, em
1935, acontece a criação do distrito de São Geraldo, integrando a área da nova Capital.
Nos anos 1940, é construída a nova igreja, maior que a primeira, podendo receber um número maior de fiéis, passando também por várias alterações de nomes em relação ao local.

As lutas pela emancipação ocorrem de maneira frequente e, finalmente, em 1958, chega o grande momento de criação oficial do Município e sua consequente emancipação. O nome escolhido não podia ser melhor: GOIANIRA! Nome escolhido em homenagem a jovem Goianira, hoje, professora aposentada e que muito nos orgulha ao emprestar seu nome para nossa cidade. Salve Goianira, seus pioneiros, suas lutas e suas conquistas!

Texto: Jales Naves (jornalista goianiense)
Adaptações: Francisco Chagas (Professor goianirense)
Fotografia: Vinycius Ferreira (Jornalista/Fotógrafo) (Registro de Dona Goianira Cezar Lima em 2016, na sua residência)

OUTRAS IMAGENS HISTÓRICAS:

(Fonte: Conselho  Municipal de Cultura/Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer)