POSTADO EM 17 jun 2021 · Educação

Educação: Câmara consegue retomada do EJA em Goianira

Na 18ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira (15), o vereador Dirley Correa apresentou o Requerimento Nº145/2021, solicitando ao Poder Executivo, prefeito Carlos Alberto Andrade e a secretária municipal de Educação, Eliete Lopes, a continuidade na oferta da modalide de ensino “Educação de Jovens e Adultos” (EJA), na Escola Municipal Odilon Santos, localizada no Setor Padre Pelagio.

De acordo com o parlamentar, “a solicitação visa garantir o direito de continuidade dos estudos dos alunos matriculados atualmente, nesta modalidade EJA, bem como direito à escolarização a outros cidadãos por meio de novas matrículas”, afirmou.

Em Goianira, a Escola Municipal Odilon Santos é a única unidade escolar a ofertar a modalidade “EJA” há 15 anos. O projeto oferece gratuitamente ensino, no período noturno, aos estudantes trabalhadores que não tiveram a oportunidade na vida de realizar a escolarização na idade adequada.

A PARALISAÇÃO

Em dezembro de 2020, a Secretaria Municipal de Educação vem tomando medidas para paralisar o EJA. No último dia 10 de junho, a Escola Municipal recebeu um comunicado verbal de que a modalidade seria totalmente descontinuada no fim do 1º semestre letivo de 2021. Sendo assim, paralisando as novas matrículas e não renovando os alunos atuais – privando essas pessoas do direito à educação.

RESPOSTA DA PREFEITURA

Ontem, quarta-feira, 16, o vereador Dirley Correa, a presidente da Câmara, Katia da Saúde, a diretora da escola, Suzana Luisa – acompanhados de outros vereadores da Comissão de Educação e Saúde estiveram com o prefeito Carlos Alberto Andrade. Na reunião ficou decidido que o EJA continuará, “agradeço o empenho de todos. Com essa decisão quem ganha são os alunos que continuarão estudando e qualificando-se na escolarização para um futuro melhor”, afirmou Dirley.

Requerimento nº 145 de 2021 – Dirley